Lula e Janja se hospedam em iate de luxo durante a COP30
A equipe de Lula rejeitou o uso de um navio da Marinha, oferecido inicialmente, alegando que o equipamento não atendia às “exigências de segurança e conforto” da comitiva presidencial.
Durante a COP30, realizada em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja, estão hospedados no iate de luxo Iana 3, atracado na Base Naval de Val-de-Cans. A hospedagem é bancada com recursos da Presidência da República, ou seja, paga com o dinheiro do contribuinte.
A equipe de Lula rejeitou o uso de um navio da Marinha, oferecido inicialmente, alegando que o equipamento não atendia às “exigências de segurança e conforto” da comitiva presidencial. Segundo nota do Planalto, a Casa Civil teria buscado uma alternativa que garantisse “segurança, preço e conforto, e não luxo”.
Apesar do discurso de Lula de que ficaria hospedado em um barco para demonstrar que a COP30 “não seria a COP do luxo”, o fato é que o Iana 3 é uma embarcação de alto padrão, equipada com suítes, área gourmet e lazer de primeira linha — um contraste gritante com a realidade da maioria dos brasileiros.
O governo justificou a escolha alegando dificuldades em encontrar acomodações adequadas em Belém, já que os preços de hotéis e imóveis subiram com o evento internacional. No entanto, o gesto acabou levantando críticas pelo contraste entre o discurso de simplicidade e a prática de desfrutar do conforto de um iate de luxo custeado pelos cofres públicos.
Comentários (0)