Lula promete ‘COP sem luxo’, mas se hospeda em iate milionário com Janja
Durante o programa Pleno Time, do Pleno.News, a jornalista Fernanda Fernandes criticou a contradição do governo e lembrou que o próprio Lula havia prometido que a conferência “não seria a COP do luxo”.
A COP30 mal começou e já está mergulhada em polêmicas. O motivo? A escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama Janja para se hospedarem em um iate de luxo ancorado em Belém (PA) — decisão que contradiz completamente o discurso de “simplicidade” prometido pelo próprio petista.
Durante o programa Pleno Time, do Pleno.News, a jornalista Fernanda Fernandes criticou a contradição do governo e lembrou que o próprio Lula havia prometido que a conferência “não seria a COP do luxo”.
“A credibilidade do governo já não existe há muito tempo. Tudo que o Lula fala não condiz com o que ele faz. Ele propaga algo que não consegue viver”, afirmou.
Fernandes também destacou as “associações suspeitas” que cercam o entorno do governo:
“A gente vê que as associações do Lula, da Janja, do atual governo, sempre são um pouco cabulosas, né? Sempre tem algo muito misterioso ali no meio. E a gente não pode hoje dizer que são associações do governo com crime ou com tráfico, porque a gente se compromete, mas o fato é que sempre tem algo ali não muito transparente.”
O programa ainda lembrou que Lula recusou uma embarcação oficial da Marinha para se hospedar justamente no iate de um empresário privado, “que, segundo reportagens, tem histórico de contratos com o governo do Amazonas e é citado em denúncias eleitorais”.
A jornalista ironizou o discurso do governo contra o setor produtivo:
“Taxem os empresários, persigam os empresários. Os empresários são o problema do nosso país. Mas na hora de fazer as suas escolhas, escolham o luxo dos empresários. Porque a gente sabe que a questão da segurança não foi o foco principal, foi o luxo, foi todo o conforto que essa embarcação do empresário iria proporcionar, principalmente pra primeira-dama.”
Fernandes também comentou o vídeo em que Janja aparece dançando durante o evento:
“Eu percebi inclusive que a ministra Aniele Franco no tal vídeo da folia de carnaval nesse iate, fica até um pouco desconfortável tamanha a incoerência. A gente fica na dúvida se a gente sente vergonha ou se a gente sente nojo diante daquela atitude, né? Então é o governo… mais uma vez o luxo no socialismo.”
Por fim, ela apontou a contradição central do evento:
“A grande verdade é que a gente sabe que a COP30 é uma estratégia do governo de sustentar uma imagem de um governo que defende a Amazônia, que defende a sustentabilidade, quando na verdade o Brasil está literalmente pegando fogo, indo por água abaixo.”
Comentários (0)