cover
Tocando Agora:

Governo Lula libera JBS a operar importação de tilápia do Vietnã

A liberação das importações, formalizada pelo Ministério da Agricultura em abril no Despacho Decisório nº 379, retoma um fluxo suspenso desde 2024.

Governo Lula libera JBS a operar importação de tilápia do Vietnã
Governo Lula libera JBS a operar importação de tilápia do Vietnã (Foto: Reprodução)

A chegada ao Brasil de 700 toneladas de tilápia já está em andamento. Enquanto o governo Lula incluiu a tilápia na Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, o país autorizou a importação do peixe direto do Vietnã. A operação é da JBS.

Serão 32 contêineres no total, e o primeiro foi despachado em 6 de novembro, com desembarque previsto no Porto de Santos para 17 de dezembro.

A liberação das importações, formalizada pelo Ministério da Agricultura em abril no Despacho Decisório nº 379, retoma um fluxo suspenso desde 2024. O envio atual integra os compromissos firmados entre Lula e o primeiro-ministro Pham Minh Chinh durante a Cúpula Ampliada do Brics, que envolveram a entrada de tilápia, tra e basa vietnamitas no Brasil e a ampliação da compra de carne bovina brasileira pelo Vietnã.

Ao comentar a operação, o embaixador Bui Van Nghi destacou que o embarque reforça a cooperação econômica e consolida o país asiático como fornecedor de produtos agrícolas e aquícolas na América Latina. A simultânea inclusão da tilápia na Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, porém, gerou apreensão entre representantes da aquicultura local, que temem insegurança jurídica e obstáculos ao licenciamento. O Ministério do Meio Ambiente afirma que a classificação é técnica e não interfere na produção comercial.

A embaixada vietnamita informou ainda que seguirá apoiando empresas interessadas em ampliar o comércio bilateral e inserir novos produtos sul-americanos no mercado do Vietnã.

Comentários (0)