cover
Tocando Agora:

Mendonça diz que Brasil está “doente, só não nos demos conta”

Em sua avaliação, o país vive um processo de deterioração institucional e insegurança jurídica, em um contexto de avanço do crime organizado.

Mendonça diz que Brasil está “doente, só não nos demos conta”
Mendonça diz que Brasil está “doente, só não nos demos conta” (Foto: Reprodução)

Durante almoço do grupo empresarial Lide, em São Paulo, nesta segunda-feira (17), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça afirmou que o Brasil está “doente e enfermo”. Em sua avaliação, o país vive um processo de deterioração institucional e insegurança jurídica, em um contexto de avanço do crime organizado.

– Sabe quem está à frente de nós de segurança pública? Paraguai, Argentina e Chile. Esse é o nosso dado da realidade. Nós estamos doentes e enfermos, só não nos demos conta. Eu não estou defendendo A, B ou C. Eu estou dizendo que nós temos um problema sério de segurança pública – apontou.

Para o magistrado, são necessárias mudanças estruturais como parte de políticas de Estado, não somente ações pontuais.

Ele também avaliou que o fato de o Brasil ter que discutir segurança jurídica, com frequência, expõe que esse é um tema no qual estamos vulneráveis. – Se nós estamos precisando falar de segurança jurídica, é porque nós vivemos um estado de insegurança jurídica. Porque onde há segurança jurídica a gente não precisa ficar falando toda hora de segurança jurídica – analisou.

Mendonça defendeu que o STF busque a autocontenção e evite tomar decisões que configurem ativismo judicial. Para o ministro, nenhum poder deve ter a primeira e última palavra sobre todos os assuntos.

Assista na íntegra a participação do ministro no vídeo a seguir:


Comentários (0)