cover
Tocando Agora:

Crise escala e presidente do INSS pede demissão de nº 2

O esquema foi inicialmente exposto pelo Metrópoles, revelando mais um rombo causado por má gestão e, ao que tudo indica, conivência interna.

Crise escala e presidente do INSS pede demissão de nº 2
Crise escala e presidente do INSS pede demissão de nº 2 (Foto: Reprodução)

O clima dentro da Previdência esquentou. O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, enviou ao ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT), um pedido formal para retirar Lea Bressy Amorim tanto da diretoria do órgão quanto da função de presidente substituta.

O documento, enviado na sexta-feira (14/11), aponta que Lea Bressy mantém vínculos com o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto — preso recentemente durante uma nova etapa da Operação Sem Desconto, que desmantela uma organização criminosa especializada em fraudar aposentadorias e pensões. O esquema foi inicialmente exposto pelo Metrópoles, revelando mais um rombo causado por má gestão e, ao que tudo indica, conivência interna.

No ofício, Waller ressalta que Lea Bressy ocupa um posto estratégico e que, diante da gravidade das investigações, é indispensável garantir “apoio irrestrito” à apuração dos fatos. Além de assumir a presidência substituta, ela também chefia a área de Tecnologia da Informação. Vale lembrar que, na mesma sexta-feira, veio à tona que Lea Bressy havia criticado a imprensa após Stefanutto, alvo da primeira fase da Operação Sem Desconto, sofrer busca e apreensão pela Polícia Federal em abril. A mensagem, obtida pela coluna, mostra que ela assinou uma nota acusando a imprensa de promover uma “espetacularização” sobre a chamada Farra do INSS e, “infelizmente, promovendo julgamentos públicos de colegas afastados e exonerados”.


Stefanutto foi preso na quinta-feira (13/11) e, segundo a PF, teria recebido R$ 250 mil por mês em propina da quadrilha.

Procurados pela imprensa, nem Wolney Queiroz nem Lea Bressy se manifestaram sobre o pedido de exoneração.

Crise aberta no comando do INSS

A iniciativa de Waller expõe uma crescente tensão com o ministro. No início do mês, a coluna já havia revelado que Wolney Queiroz aproveitou a ausência de Waller — que estava de férias — para realizar mudanças internas, deixando Lea Bressy no comando provisório do INSS. Agora, o conflito se intensifica.

Comentários (0)