cover
Tocando Agora:

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após decisão de Moraes

ex-presidente já estava impedido de concorrer até 2030 por uma decisão anterior do TSE relacionada a “abuso de poder político e econômico”.

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após decisão de Moraes
Bolsonaro fica inelegível até 2060 após decisão de Moraes (Foto: Reprodução)

Jair Bolsonaro foi declarado inelegível até 2060, depois que o ministro Alexandre de Moraes comunicou nesta terça-feira (25) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, que a condenação do ex-presidente a “27 anos e três meses de prisão” autoriza a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa.

Mais cedo, Moraes ordenou o início do cumprimento da pena para Bolsonaro e os demais acusados do chamado núcleo 1 da suposta trama golpista. No despacho, o ministro afirmou que a decisão colegiada obriga o TSE a oficializar a inelegibilidade. Segundo a Lei da Ficha Limpa, qualquer condenado por órgão colegiado fica proibido de disputar cargos eletivos por oito anos após o fim da pena. Na prática, Bolsonaro, hoje com 70 anos, só poderá tentar uma eleição novamente quando tiver 105 anos.


O ex-presidente já estava impedido de concorrer até 2030 por uma decisão anterior do TSE relacionada a “abuso de poder político e econômico”.

Comentários (0)