Lula sobre Dosimetria: “Ao chegar à minha mesa, vetarei”
O petista também negou a existência de qualquer acordo entre o governo e o Senado para a votação do projeto, alegando que não foi informado de nenhuma articulação nesse sentido.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou claro nesta quinta-feira (18) que não pretende respeitar a decisão do Congresso Nacional e confirmou que irá vetar o Projeto de Lei da Dosimetria assim que o texto chegar ao Palácio do Planalto.
– “Com todo o respeito que eu tenho ao Congresso Nacional, na hora que chegar à minha mesa, eu vetarei. Isso não é segredo para ninguém, ao chegar à minha mesa, eu vetarei” – afirmou Lula, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto.
O petista também negou a existência de qualquer acordo entre o governo e o Senado para a votação do projeto, alegando que não foi informado de nenhuma articulação nesse sentido. Segundo ele, se não houve comunicação direta ao Planalto, não existiu acordo algum.
– “Olha, se houve acordo com o governo, eu não fui informando. Então, se o presidente não foi informado, não houve acordo. Eu tenho dito já há algum tempo, não tenho dito agora, eu tenho dito que as pessoas que cometeram crimes contra a democracia brasileira terão que pagar pelos atos cometidos contra esse país” – declarou.
Lula ainda afirmou que cabe ao Congresso elaborar as leis, mas que o veto presidencial faz parte do processo, classificando a situação como parte do “jogo” político.
A postura firme contrasta com declarações recentes. Há poucos dias, o presidente demonstrava menos convicção sobre o tema. Na última terça-feira (16), afirmou que só tomaria uma decisão após analisar o texto final, dizendo que estaria “sentado com Deus” no momento da avaliação.
Comentários (0)