URGENTE: EUA fazem o 1º ataque terrestre contra a Venezuela e atinge o alvo pretendido
A declaração ocorreu durante entrevista à rádio WABC no último dia 26 de dezembro. O republicano, contudo, não deu mais detalhes sobre a ação.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu ter realizado o primeiro ataque por terra contra o território da Venezuela, na última semana. A ofensiva teria destruído uma “grande instalação” que carregava navios com dr0gas.
A declaração ocorreu durante entrevista à rádio WABC no último dia 26 de dezembro. O republicano, contudo, não deu mais detalhes sobre a ação.
– Acabamos de destruir, não sei se você leu ou viu, eles têm uma grande fábrica, ou uma grande instalação, de onde vêm os navios. Há duas noites, destruímos isso. Então, os atingimos com muita força – declarou Trump.
A Casa Branca não chegou a confirmar oficialmente a ofensiva, tampouco o governo venezuelano. Se confirmado, trataria-se do primeiro ataque por terra realizado pelos EUA contra a Venezuela como parte da operação lançada por Washington contra o tráfico de drogas venezuelano. Segundo informações da CNN, um funcionário norte-americano salientou que Trump descrevia uma instalação voltada para o narcotráfico, mas também se recusou a dar mais detalhes.
Trump já vinha sinalizando que começaria a agir em terra contra a Venezuela. No último dia 11 de dezembro, ele afirmou no Salão Oval que intensificaria os ataques contra os narcotraficantes venezuelanos, e que ações terrestres ocorreriam “muito em breve”.
– [A ação contra a Venezuela] é sobre muitas coisas, eles nos trataram de forma ruim, e agora nós não estamos tratando eles tão bem. E nós vamos começar [a agir] por terra também. Vai começar por terra muito em breve – declarou.
Os EUA vêm realizando uma série de ataques a embarcações supostamente ligadas ao narcotráfico no Mar do Caribe. Também têm apreendido navios petroleiros sancionados, ato classificado por Nicolás Maduro como “pirataria”.
Comentários (0)