URGENTE: Trump cumpre promessa e atinge diretamente o Brasil
Além do aumento nas tarifas, Trump determinou a criação de um novo padrão para importação de aço e alumínio na América do Norte.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, como prometido, nesta segunda-feira, 10, um aumento significativo nas tarifas sobre importações de aço e alumínio, retomando taxas que tinham sido flexibilizadas para grandes fornecedores como Canadá, México e Brasil.
A decisão, formalizada por meio de proclamações assinadas por Trump, amplia as tarifas sobre o alumínio de 10% para 25% e reimpõe a taxa de 25% sobre o aço, eliminando isenções e cotas que permitiam a entrada de milhões de toneladas desses produtos sem taxas. A informação foi confirmada pela Reuters.
A medida faz parte da estratégia de Trump para proteger a indústria siderúrgica e metalúrgica norte-americana, dentro do escopo das tarifas de segurança nacional da Seção 232, implementadas originalmente em 2018.
Além do aumento nas tarifas, Trump determinou a criação de um novo padrão para importação de aço e alumínio na América do Norte. Agora, o aço importado deve ser "fundido e vertido" e o alumínio "fundido e moldado" na região, o que deve restringir a entrada de produtos minimamente processados da China nos EUA. A medida também atinge produtos derivados que utilizam aço importado.
O conselheiro comercial de Trump, Peter Navarro, justificou a decisão afirmando que ela beneficiará a produção nacional e reforçará a segurança econômica dos EUA. "As novas tarifas acabarão com o dumping estrangeiro, impulsionarão a produção doméstica e garantirão que as indústrias de aço e alumínio continuem sendo a espinha dorsal da nossa economia e segurança nacional", declarou.
Créditos: Terra
Comentários (0)