Haddad espera decisão de Moraes sobre IOF para esta semana
Haddad deixou claro que aguarda uma resposta favorável aos interesses do governo. “Tenho a impressão que é uma decisão que sai rápido e muito convergente com o que a gente precisa”, disse.
Haddad deixou claro que aguarda uma resposta favorável aos interesses do governo. “Tenho a impressão que é uma decisão que sai rápido e muito convergente com o que a gente precisa”, disse.
O prazo termina em 13 de agosto, e caso o pagamento não seja realizado, a Justiça poderá confiscar bens e leiloar propriedades dos envolvidos no escândalo. A decisão judicial, no entanto, não detalha a divisão exata da multa entre os condenados.
O PT tem lançado mão dessas produções artificiais como parte de uma estratégia para atacar a oposição — especialmente os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo o representante, essas práticas nocivas adotadas pelo governo brasileiro têm sido monitoradas há anos: “Temos documentado as práticas comerciais desleais do Brasil que restringem o acesso de exportadores americanos ao seu mercado há décadas.”
De acordo com o comunicado, as ações são uma resposta direta à escalada autoritária do Judiciário brasileiro e à conivência do governo Lula.
Inicialmente, Moraes aceitou a justificativa e disse que intimaria formalmente o delegado. Mas pouco depois, voltou atrás e jogou a responsabilidade para os advogados: agora, eles terão que marcar nova data para a oitiva até o próximo dia 21 de julho.
Nas alegações finais, o procurador-geral atribui a Braga Netto os mesmos cinco crimes que imputa a Bolsonaro – tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, cujas penas máximas, somadas, podem chegar a 43 anos de reclusão.
O governo brasileiro deplora e rechaça, mais uma vez, manifestações do Departamento de Estado norte-americano e da embaixada daquele país em Brasília que caracterizam nova intromissão indevida e inaceitável em assuntos de responsabilidade do Poder Judiciário brasileiro. Tais manifestações não condizem com os 200 anos da relação de respeito e amizade entre os dois países.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistados em todo o país, todos com 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%.
Toffoli alegou que houve um “conluio entre magistrado e acusadores”, com base em mensagens obtidas pela polêmica Operação Spoofing — ação que invadiu celulares de autoridades e revelou trocas de mensagens entre membros da força-tarefa e Moro.