
Quatro órgãos do governo Trump vão analisar sanção a Moraes
Diversos setores vão emitir parecer antes da decisão final do presidente
Diversos setores vão emitir parecer antes da decisão final do presidente
O motivo é que em 2023, Mendes declarou que a capital paranaense tem o “germe do fascismo”, durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, ao comentar sobre a Operação Lava Jato.
Durante sua campanha, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), prometeu a líderes que deixaria de votar requerimentos de urgência com frequência, como fazia seu antecessor, Arthur Lira (PP-AL), de modo a valorizar o trabalho das comissões.
Os dados reforçam a distância entre o eleitorado curitibano e o governo federal, acentuada por uma conjuntura econômica adversa e por um histórico político que tradicionalmente impõe resistência ao PT na região Sul. A popularidade do governador e do prefeito, ambos do PSD, sinaliza ainda o fortalecimento do campo conservador em Curitiba, que deve pesar nas articulações para as eleições municipais e estaduais.
Por envolver uma situação com reflexos diplomáticos, qualquer punição a ser aplicada a Moraes terá de receber o aval do Departamento de Estado, chefiado por Marco Rubio, que precisará emitir um parecer.
A possível nomeação de Boulos para um ministério tem gerado discussões dentro do próprio PSOL.
Maria de Fátima Mendonça Jacinto, conhecida como “Fátima de Tubarão”, de 68 anos, foi condenada a 17 anos de prisão em regime fechado por sua participação nos atos de 8 de janeiro.
A postura de Moraes foi revelada pelo jornal carioca O Globo.
Conforme as regras da Câmara, “após a apresentação do requerimento, as assinaturas não podem ser retiradas ou adicionadas”, embora seja possível anular o pedido se 132 deputados retirarem seu apoio formalmente.
Apesar do pedido oficial de refúgio político, Wellington não teve sucesso em sua tentativa de se proteger da extradição solicitada por Moraes.