Magnitsky: CEO do Bradesco diz que lei não se discute, se cumpre
A declaração de Noronha decorre do fato de que bancos brasileiros que possuem operações nos Estados Unidos também podem ser impactados pela Lei Magnitsky.
A declaração de Noronha decorre do fato de que bancos brasileiros que possuem operações nos Estados Unidos também podem ser impactados pela Lei Magnitsky.
A entrevista ocorre um dia após a oficialização da tarifa de 50% a produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Todos os 11 membros do STF foram convidados. Entre os ministros presentes estava o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, além de Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Moraes. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também compareceu.
O projeto de lei, obtido pelo Metrópoles, prevê que, após a aprovação, o presidente Donald Trump teria 15 dias para assinar a determinação da ordem, com prazo de 90 dias subsequentes para que a tarifa entre em vigor.
Com essa decisão, todos os bens e propriedades de Moraes em solo americano ficam congelados, e qualquer cidadão ou empresa dos EUA fica proibido de realizar transações financeiras com o ministro. Até cartões de crédito de bandeira americana não poderão ser usados, o que complica as operações financeiras pessoais do magistrado.
Gleisi também exaltou a atuação de Moraes, que conduz processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no STF
Durante participação no podcast Timeline, apresentado por Allan dos Santos, que vive em solo americano, Tagliaferro fez um brinde e declarou ter apenas revelado a “pontinha do iceberg” sobre supostos abusos que envolveriam o Supremo. Ele afirma possuir documentos e informações sigilosas que podem expor práticas irregulares.
Questionado pela correspondente do SBT em Washington, Patricia Vasconcellos, o porta-voz afirmou que Moraes é um “juiz ativista”.
O gesto em questão, um dedo médio erguido em resposta a vaias recebidas durante um jogo em São Paulo, ocorreu no mesmo dia em que o Tesouro dos Estados Unidos anunciou a inclusão de Moraes na lista de sanções da Lei Magnitsky, o que implica, entre outros efeitos, no bloqueio de bens em solo norte-americano.
Segundo imagens divulgadas amplamente pela imprensa, o ministro teria praticado um ato considerado obsceno durante partida de futebol, o que motivou a iniciativa do parlamentar de buscar a responsabilização penal da conduta.