
EUA afirmam que Trump definiu ações contra Lula e Moraes: ‘consequências há muito esperadas’
De acordo com o comunicado, as ações são uma resposta direta à escalada autoritária do Judiciário brasileiro e à conivência do governo Lula.
De acordo com o comunicado, as ações são uma resposta direta à escalada autoritária do Judiciário brasileiro e à conivência do governo Lula.
Inicialmente, Moraes aceitou a justificativa e disse que intimaria formalmente o delegado. Mas pouco depois, voltou atrás e jogou a responsabilidade para os advogados: agora, eles terão que marcar nova data para a oitiva até o próximo dia 21 de julho.
Nas alegações finais, o procurador-geral atribui a Braga Netto os mesmos cinco crimes que imputa a Bolsonaro – tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, cujas penas máximas, somadas, podem chegar a 43 anos de reclusão.
O governo brasileiro deplora e rechaça, mais uma vez, manifestações do Departamento de Estado norte-americano e da embaixada daquele país em Brasília que caracterizam nova intromissão indevida e inaceitável em assuntos de responsabilidade do Poder Judiciário brasileiro. Tais manifestações não condizem com os 200 anos da relação de respeito e amizade entre os dois países.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistados em todo o país, todos com 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%.
Toffoli alegou que houve um “conluio entre magistrado e acusadores”, com base em mensagens obtidas pela polêmica Operação Spoofing — ação que invadiu celulares de autoridades e revelou trocas de mensagens entre membros da força-tarefa e Moro.
O pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o perdão judicial inicialmente previsto no acordo de delação premiada não seja concedido ao ex-ajudante de ordens Mauro Cid, foi rebatido por Jeffrey Chiquini, advogado de Filipe Martins.
A declaração gerou uma onda de críticas nas redes sociais, especialmente entre apoiadores de Jair Bolsonaro, que passaram a questionar a postura profissional da apresentadora e a isenção jornalística da emissora.
Dentre as acusações, os parlamentares denunciam o alinhamento de Lula com ditaduras e regimes autoritários, como o Irã — país ao qual o petista autorizou a entrada de navios de guerra em território brasileiro. Outro ponto crítico é a recusa do governo em reconhecer o PCC como grupo terrorista, ignorando até mesmo apelos formais dos Estados Unidos.
Em entrevista ao portal Poder360, Bolsonaro não economizou elogios ao líder republicano e à nação americana.