EUA preveem novas sanções a PF e PGR; Casa Branca avalia ampliar Lei Magnitsky
Segundo as discussões em curso, a ampliação via Magnitsky tende a seguir um rito mais longo, de meses, até eventual oficialização.
Segundo as discussões em curso, a ampliação via Magnitsky tende a seguir um rito mais longo, de meses, até eventual oficialização.
Vieira relatou que Lula e Trump se cruzaram nos bastidores em Nova York e que o brasileiro sugeriu uma conversa. O chanceler, porém, condicionou o contato ao formato remoto, citando a “agenda muito cheia” do presidente norte-americano. Na prática, o Planalto recuou da possibilidade de um bilateral face a face.
Segundo o relatório, a conduta de Pollon foi considerada “mais grave” por supostamente ter feito declarações ofensivas ao presidente da Câmara. Já Marcel e Zé Trovão foram acusados de obstruir a cadeira da Presidência da Casa.
Segundo apuração, a tendência é que Boulos assuma a Secretaria-Geral da Presidência, hoje comandada por Márcio Macêdo, responsável pela articulação do Executivo com movimentos sociais. No entanto, outras pastas ainda não estão descartadas.
Na avaliação de integrantes do Ministério Público, a própria PF enfraqueceu sua acusação ao expor conversas privadas entre pai e filho que evidenciaram não haver qualquer aliança de propósitos; muito pelo contrário, ficaram patentes as divergências.
Segundo o ministro, a reunião pode ocorrer por telefone ou videoconferência.
Após ser detido pela Polícia Legislativa, passou algumas horas na carceragem na madrugada de terça-feira (23) e só foi liberado após pagar fiança. Havia até a possibilidade de ser transferido para a Polícia Federal ou para outro presídio em Brasília.
A decisão, embora apresentada como cumprimento da lei, também levanta uma reflexão: se a Constituição garante esse direito até mesmo aos criminosos mais perigosos, por que tanto rigor e vigilância contra um ex-presidente que continua sendo apoiado por milhões de brasileiros?
A acusação está ligada ao inquérito que investiga a suposta atuação deles na promoção de medidas dos Estados Unidos contra o Brasil, incluindo possíveis sanções a membros do governo federal e do próprio Supremo.
Segundo o jornalista Paulo Figueiredo, novas sanções ainda podem ser anunciadas nos próximos meses.